quinta-feira, 18 de novembro de 2010

A INSERÇÃO DA INFORMÁTICA NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO



Para se entender o que é o Projeto Político Pedagógico vamos conceituar de maneira separada as dimensões deste documento tão importante para a escola. Projeto é “o que lança para adiante”, está ligado à visão de futuro, que contém as intenções e objetivos da equipe daquela instituição. Político, exercer política, cuidar do que é público.
A dimensão política do projeto é fundamental porque: educar, segundo Freire (1999), é um ato político; a formação do sujeito ético-histórico; do cidadão que tenha condições de fazer sua inserção comprometida na sociedade são premissas da educação emancipatória [...] (KANT, 1980, citado por BAHIA, OLIVEIRA e SOUZA, 2009, p.41)
Pedagógico refere-se a efetivação da finalidade da educação, ou seja, o processo de ensino aprendizagem.
Já tendo esclarecido o conceito é hora de apresentar os seus objetivos, uma vez que o Projeto Político Pedagógico é um documento fundamental que norteia as ações dentro da escola formando sua identidade, são eles:
[...] resgatar a intencionalidade da instituição, que é a de ensinar aos alunos os conhecimentos historicamente acumulados pela sociedade, preparando-os para o mundo do trabalho e para a cidadania; superar a fragmentação do conhecimento e as ações individuais que geram disputas, promovendo a gestão democrática; fortalecer o grupo para lidar com os conflitos e contradições; intervir na prática escolar no sentido de discuti-la, analisá-la e modificá-la. (PICOLI, CARVALHO, 2008, p. 44)
Por vivermos em um mundo globalizado e conectado através dos recursos informacionais, a escola deve também estar “antenada” quanto ao uso desses recurso dentro do seu espaço. Mas só o uso não basta é preciso ensinar como usar e começar desde a Educação Infantil. A utilização de recursos informacionais deve ser precedida por sua incorporação ao Projeto Político Pedagógico. Dessa forma
[…] ao trabalhar com sujeitos em formação pode utilizar-se de recursos informatizados desde que articulados com uma proposta pedagógica sustentada pelo coletivo escolar. Desta forma, a informática não será vista como vitrine, como mero atrativo para pais e alunos. (Machado, online, sem paginação)

De acordo com Cysneiros, 2000, citado por Borges, 2008, a inserção da informática no ambiente escolar permite o acesso dos indivíduos a uma bem cultural que deveria ser disponível para todos. Cabe a escola propiciar as crianças a apropriação dessa tecnologia.
Nesse contexto se faz necessário uma boa formação dos pedagogos para que nas escolas possam atuar de forma organizada e faça valer o maior objetivo da escola é a construção de saber.
E nesse caráter vale também a formação dos professores para aquisição de um trabalho significativo com a informática na Educação Infantil. O planejamento das aulas, os conteúdos a serem oferecidos. Mas para isso a formação do educador deve ser constante, ter noções sobre o computador e sua utilização é imprescindível para realização de uma aula.
A escolha dos softwares também importa na aquisição de um bom trabalho. Softwares que sejam realmente educativos atingindo objetivos de aprendizagem.
O uso dos computadores, e consequentemente de softwares em salas de aula, abrange muito mais do que a simples implantação de máquinas e adequação de programas a conteúdos ou metodologias;  é muito mais amplo do que o uso  realizado como um "eficiente" e atraente recurso didático. Para utilizar as tecnologias da informação e comunicação de maneira crítica e produtiva deve haver uma nova leitura do processo de comunicação e de educação numa sociedade em rede; um amplo debate deve ser realizado a fim de que se percebam estas diferenças de base, ou seja, compreender o novo tempo em que estes processos acontecem e não apenas aprender a aplicar recursos multimídia na educação. (Gallo, 2002 online, sem paginação)
Para tal, é preciso que a inserção dos novos recursos informacionais em Educação Infantil aconteça de forma articulada aos documentos da instituição,como o Projeto Político Pedagógico que deve ser de forma coletiva e ter a participação de toda equipe pedagógica da escola, deve-se lembrar que não há modelos a serem seguidos já que cada escola tem sua identidade e suas especificidades.

 

Referências

BAHIA, Maria Gisèlle Marques; OLIVEIRA, Maria Auxiliadora Monteiro de; SOUZA, Maria Inês Salgado de. Projeto político-pedagógico: da construção à implementação. In: OLIVEIRA, Maria Auxiliadora Monteiro (org.). Gestão educacional: novos olhares, novas abordagens. 6. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009, p. 40- 53.

BORGES, Marcia de Freitas Viera. Inserção da informática no ambiente escolar. Disponível em: http//www.br-ie.org/pub/index.php/wir/article/viewfile/972/958

PICOLI, Elaine Sinhorini Arneiro. Gestão Democrática e a Construção Coletiva do Projeto Político Pedagógico. In: GONÇALVES, Elma Julia. Gestão escolar. Maringá. Paraná. 2008. p. 44 – 58.

TRABALHANDO COM INFÓRMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Disponível em: http://www.educacaoeciberespaco.net/blog/?p=1745

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