segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Letr@mento Digit@l na Educação Infantil ?

A palavra Letramento está cada vez mais ganhando força na área educacional. Um termo que vem ajudado bastante as crianças a entenderem os porquês das coisas, como aprendê-las e como uilizá-las na vida social.  
Nessa perspectiva, o letramento entra em todas as áreas de aprendizagem, inclusive na informática. A partir daí pensar digitalmente na escola de educação infantil é oportunizar às crianças a uma aprendizagem mais global, além das paredes da sala de aula, além dos muros que demarcam o espaço escolar.
A informática e o uso do computador passa então a ser um instrumento auxiliar do professor de grande valia para educação. Mas pra isso, é necessário que escola, aluno e professores estejam engajados e preparados para tal.
Gallo 2003, p. 16, diz que para isso, " é preciso uma educação que respeite cada etapa de desenvolvimento do ser humano, buscando nos recursos e materiais pedagógicos apoio para promover esse desenvolvimeno e não estrelas para incrementar as aulas e servir como vitrine para ganhar mais alunos".
Essa mesma autora diz ainda que as tecnologias da informação só se tornarão instrumento e meio a serviço de crescimento do homem e da construção de sua autonomia quando ela for compreendida como processos a serem desenvolvidos, assimilados e compreendidos sendo acessíveis a todos em sua estrutura e processo, que vai muito além  da implantação de máquinas e adequações de programas e conteúdos ou metodologias, restringindo apenas à aplicação de recursos da multimídia na educação.
É necessário ter um novo olhar de educação, visando uma formação e não uma preparação para "ser o melhor" ou "dar um conhecimento visando algo em troca".
Outro ponto que a autora ressalta é a escolha dos softwares. Para tal, o professor deve se inteirar do assunto e ter em mente os objetivos que pretende alcançar. Só assim essas escolhas se tornarão significativas para as crianças.
A utilização do computador na Educação Infantil é importante desde que a intencionalidade seja bem definida. Planejar, pesquisar e saber utilizar a máquina são imprescindíveis para que o professor realize um bom trabalho de orientação e aprendizagem. 



Referência
GALLO, Simone Andrea D Ávila, Informática na Educação Infantil: Tesouro ou ouro de tolo? Educação de crianças de 0  6 anos. GT 7  Unesp-Marília. Agência Financiadora: FAPESP
Disponível em: www.anped.org.br/reunioes/25/.../simoneandreagallot07.rtf

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